Dia do ator: O teatro é uma arte viva!

A arte dramática é um objeto semiótico por natureza. O conceito do que entendemos hoje por teatro é originário do verbo grego “theastai” (ver, contemplar, olhar). Tão antiga quanto o homem, a noção de representação está vinculada ao ritual mágico e religioso primitivo.

Acredita-se que o teatro nasceu no instante em que o homem primitivo colocou e tirou a máscara diante do espectador, com plena consciência do exercício de “simulação”, de “representação”, ou seja, do signo.

No Brasil, as atividades teatrais começaram a ser praticadas no século XVI, para propagar a fé religiosa pela população. Mas foi só com a vinda da corte portuguesa para o país, no Rio de Janeiro, que o progresso do teatro teve início, em 1808.

João Caetano foi o ator que estimulou que os atores brasileiros tivessem uma formação, formando então, em 1833, uma companhia brasileira para o ensino desta profissão.

O artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.

Parabéns a todos os artistas de teatro!

Share This: