Novo deputado federal do PROS é recordista em projetos em Natal

rafael
Segundo deputado federal mais votado pelo PROS, Rafael Motta chegará a Câmara dos Deputados, em Brasília, com bastante bagagem, apesar da pouca idade – “apenas” 28 anos, o que faz dele um dos parlamentares mais jovens da Casa Legislativa Federal. Isso porque, em pouco tempo de vida pública, Rafael Motta já acumula reconhecimento político pelo trabalho frente ao PROS RN, onde é presidente estadual, e na Câmara Municipal de Natal, que o elegeu o parlamentar do ano, em 2013.
Não era para menos. Em pouco mais de um ano e meio de trabalho, Rafael Motta apresentou 29 projetos de lei e mais de 200 requerimentos, um recorde na Casa. Entre os trabalhos apresentados, destaque para o que cria a Autoescola Pública de Trânsito, a EPTRANS, para ajudar pessoas de baixa renda a tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). Além disso, é iniciativa de Rafael Motta, também, o projeto de lei que caracteriza improbidade administrativa a inauguração de obras que não esteja completamente concluídas e já com servidores suficientes para o pleno funcionamento.
Na Câmara Municipal de Natal, Rafael Motta apresentou também um pacote de leis e medidas que ajudam na mobilidade urbana, em parceria com o também vereador Paulinho Freire (PROS) e com o deputado estadual Kelps Lima. No pacote, ideias como a concessão de benefícios para a instalação de edifícios garagens em corredores comerciais da cidade e a proibição do trânsito de caminhões em determinados horários, como forma de facilitar o fluxo de veículos.
Apesar de integrar as comissões de Ciência e Tecnologia e a do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, Rafael Motta se destacou, realmente, na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, ao encabeçar a luta contra o fim da Secretaria Municipal da Mulher, proposto pela Prefeitura de Natal, e ao negociar, em diversos momentos, com estudantes que protestaram na Casa pela aprovação do passe livre na capital do Estado.
A gratuidade para estudantes, por sinal, foi uma das bandeiras defendidas por Rafael Motta durante todo o trabalho legislativo. Ele, inclusive, foi um dos únicos parlamentares a votar favorável todas as vezes que o assunto foi debatido na Câmara Municipal. Além disso, Rafael Motta, ressalta-se, tem outras ações para a juventude, como a destinação de recursos do orçamento municipal para a reforma de 92 quadras poliesportivas de Natal – iniciativa em parceria com o vereador Felipe Alves.
Por sinal, ao falar em orçamento, Rafael Motta também foi o responsável por garantir a execução das obras e serviços previstos nas emendas parlamentares que serão aprovadas na lei orçamentária de 2015. Ele viabilizou isso por meio de emenda já aprovada pelos vereadores na Lei de Diretrizes Orçamentárias, discutida no primeiro semestre deste ano.
Mesmo com tanto trabalho como vereador, Rafael Motta também se dedicou bastante em 2013 e 2014 para viabilizar o crescimento e o fortalecimento do PROS no Rio Grande do Norte. Presidente estadual da sigla, Rafael Motta não só se tornou o primeiro deputado federal do PROS no Rio Grande do Norte (sendo eleito com a segunda maior votação), como ajudou o partido a manter as mesmas cinco cadeiras que ocupava na Assembleia Legislativa, fazendo-o continuar com uma das bancadas mais expressivas no Legislativo Estadual.
É importante lembrar que, apesar de ter intensificado o trabalho nestes últimos dois anos, Rafael Motta começou a se destacar bem antes, ainda como subsecretário da Juventude do Governo do Estado, onde conseguiu promover ações destinadas para os jovens e de incentivo ao primeiro emprego e a prática de esportes. A paixão pela política veio ainda mais cedo, quando Rafael Motta, adolescente, participava das campanhas políticas do pai, o deputado estadual e atual presidente da Assembleia, Ricardo Motta.
“Aprendi com meu pai, honrando a tradição do meu avô, o ex-deputado federal Clovis Motta, a fazer a boa política, de trabalho, de contato direto com a população, e não a politicagem que busca apenas se manter no poder. E acho que foi isso que me fez, em tão pouco tempo, ter resultados tão expressivos e o reconhecimento do povo”, afirmou Rafael Motta que, na Câmara Federal, espera continuar e ampliar todo esse trabalho.

Share This:

Fale com um atendente